Semana Cultural “Luz do Saber” promove reflexão e integração na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste 29/08/2025 - 16:33

 

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), em parceria com o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Professor João da Luz da Silva Corrêa, promoveu, entre os dias 25 e 29 de agosto, a Semana Cultural Luz do Saber, na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste. A programação foi destinada às pessoas privadas de liberdade (PPL) que cumprem pena na unidade e trouxe momentos de reflexão, aprendizado e integração, reafirmando o papel da educação e da cultura no processo de reintegração social.

“A educação é um direito e também um caminho para a reinserção social. Nosso papel é dar suporte para que eventos como a Semana Cultural aconteçam e ganhem cada vez mais força”, destacou o coordenador regional, Arnobe Lemes dos Reis, em relação às práticas pedagógicas dentro do sistema prisional.

A abertura aconteceu na segunda-feira com a atividade “Roda da Escola”, em que os participantes debateram como a educação, a cultura e o esporte podem contribuir para a reconstrução de suas trajetórias. “Quando a gente estuda e participa de atividades assim, a gente começa a acreditar que pode recomeçar de outro jeito. A escola aqui dentro nos dá esperança”, relatou uma pessoa privada de liberdade que participou da atividade.

Na quarta-feira, a assessora da Defensoria Pública, Taynara Martins, ministrou uma palestra sobre o papel da instituição no tratamento penal. Segundo ela, “é fundamental que as pessoas privadas de liberdade compreendam seus direitos, mas também percebam que a educação é um dos principais instrumentos de transformação social. O estudo abre portas para um futuro melhor.”

Já na quinta-feira, os custodiados receberam a visita de um músico convidado, que trouxe momentos de descontração e emoção através da música. Na mesma data, também foram entregues kits de higiene doados pelo Colégio Adventista de Umuarama, gesto que reforçou a importância da solidariedade da comunidade externa.

Para o diretor da Unidade Penal, Sandro Marcos Bariquelo, iniciativas como essa fortalecem a reintegração social. “Essas ações demonstram que, quando oferecemos oportunidade de aprendizado e reflexão, as PPL conseguem ressignificar suas histórias. É um trabalho que envolve educação, cultura e cidadania”.

A diretora do CEEBJA, Silvia Galerani, também ressaltou a relevância do projeto. “A Semana Cultural Luz do Saber é um espaço de troca, de diálogo e de valorização do conhecimento. Quando levamos cultura, música e reflexão para dentro da Unidade, reafirmamos que a escola cumpre seu papel de transformar vidas, em qualquer contexto”.

O encerramento da Semana Cultural aconteceu hoje (29), com a exposição dos trabalhos produzidos pelas pessoas em privação de liberdade durante as atividades. Os materiais foram colocados no mural da entrada da unidade penal, para que familiares pudessem conhecer e valorizar a dedicação dos seus entes queridos.


 

GALERIA DE IMAGENS