Semana Cultural na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II promove inclusão e reflexão sobre etarismo 15/09/2025 - 12:28

 

A Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II) realizou na última quinta-feira (11) a Semana Cultural “Etarismo – Envelhecer é viver: Cada idade tem seu valor!”. O evento, que trouxe apresentações culturais realizadas pelas pessoas privadas de liberdade (PPL) incluindo músicas, poesias, teatros e jograis, teve como objetivo promover a reflexão sobre o respeito às diferentes fases da vida e valorizar a diversidade etária.

O coordenador da Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, enalteceu o trabalho conjunto entre segurança e educação para promover a reintegração social: 

“Quando falamos em ressocialização, falamos de um processo que exige união de esforços. Eventos como este reforçam que o sistema prisional, pode sim, ser um espaço de reconstrução e que cada idade traz consigo aprendizados valiosos para a vida em sociedade”.

Atualmente, a PEF II possui entre seus custodiados, 169 pessoas com mais de 50 anos e outras 122 com mais de 60, números que reforçam a importância da discussão sobre o envelhecimento no sistema prisional. “Este evento representa uma trajetória que começa com a chegada do interno à Unidade e segue com o atendimento realizado por toda a equipe de profissionais, cujo trabalho conjunto é fundamental para que tudo aconteça. O cárcere pode privar de muitas coisas, mas jamais será tirado o conhecimento e a cultura” enfatiza o diretor da unidade, Marcos Lopes.

 

O evento foi promovido em parceria com o Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) Helena Kolody, com o apoio e participação do Conselho da Comunidade da cidade. Contou, ainda, com a presença de representantes do Núcleo Regional de Educação, da Defensoria Pública e de servidores da regional.

“Esse evento se fez possível graças ao empenho das equipes pedagógicas e de segurança, cujo trabalho conjunto foi essencial, reafirmando o compromisso com a promoção da educação, da cultura e da dignidade no ambiente prisional. Essa é uma pequena amostra do trabalho dos nossos educadores junto às PPL, e que possamos vencer as barreiras relacionadas a esse assunto que ainda traz alguns preconceitos”, destacou a pedagoga da unidade, Maria Luiza da Silva.

O diretor do CEEBJA, Rafael Estefano Busato, ressaltou o valor pedagógico da iniciativa: “Agradeço à direção da Unidade e à equipe pedagógica por todo esforço e empenho. Demonstra que juntos podemos construir momentos significativos de aprendizagem e reflexão, especialmente diante de um tema tão necessário como o etarismo. Esse evento é somente uma síntese de tudo que foi trabalhado durante o período”.

 

GALERIA DE IMAGENS