Semana Pedagógica do sistema prisional visa fortalecer a educação nas unidades penitenciárias do Paraná 02/02/2024 - 15:33

Nesta quinta-feira (01) e sexta-feira (02), os pedagogos do sistema prisional do Paraná estão reunidos em todos os Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAS) localizados em cada uma das nove regionais da Polícia Penal do Paraná (PPPR) promovendo a Semana Pedagógica. Organizado pela Secretaria da Educação (SEED), o evento tem como objetivo discutir e planejar as ações educacionais que serão implementadas às pessoas privadas de liberdade no ano letivo de 2024.

Entre as metas discutidas na Semana Pedagógica e projetadas para este ano letivo, estão a superação do analfabetismo e a ampliação da terminalidade por disciplinas e nível de ensino, como conta o coordenador pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SEED, Anderson Muniz Canizella: “Além disso, também estão no nosso radar a ampliação de parcerias com as instituições de ensino superior para o funcionamento de telessalas, o aumento da oferta de exames e o aumento da oferta do projeto remição pela leitura”.

A diretora da Divisão de Tratamento Penal, Lizandra Bueno, ressalta que a educação é o maior pilar que a Polícia Penal tem para realizar o processo de ressocialização: “Enquanto a pessoa está cumprindo a sua pena é o momento em que temos que agir proporcionando dignidade e humanização durante a reclusão. A educação é o melhor caminho para isso, oportunizando diplomas, capacitação e experiências que ajudarão diretamente na ressocialização da pessoa privada de liberdade, principalmente na hora de conquistar um emprego e retornar à sociedade de modo diferente”.

Neste momento, a Polícia Penal, responsável pela gestão prisional, concentra esforços para fortalecer a educação nas unidades penitenciárias. Segundo o chefe da Divisão de Educação e Capacitação da PPPR, Diego Piotrowski, os docentes compartilham experiências e ideias para desenvolver um planejamento que estimule o aprendizado e a reinserção social dos reclusos através do aprimoramento do ensino no ambiente carcerário: “O objetivo do encontro é fazer um alinhamento e uma padronização em todas as regiões do estado, visando uma educação de qualidade e igualitária aos apenados”.

EDUCAÇÃO NAS PRISÕES – Cada CEEBJA representa um ponto estratégico na área da educação no sistema prisional do Paraná. Ao todo, são nove centros distribuídos nas regionais administrativas da PPPR. Os docentes têm o foco em criar programas educacionais adaptados às necessidades específicas do público carcerário, promovendo a inclusão e o desenvolvimento de habilidades essenciais que auxiliem na reinserção social.

O diretor do CEEBJA Dr. Mário Faraco, localizado na regional administrativa de Curitiba, Donizete Gonçalves da Cruz, ressalta que o ensino é um dos atendimentos de assistência que está no estatuto penitenciário, tanto em nível federal quanto estadual. “O estudo é extremamente importante para que os alunos adquiram experiência teórica e prática para quando conquistarem sua liberdade tenham condições de se inserir à sociedade. Por isso, focamos em levar uma educação de qualidade para os nossos alunos privados de liberdade”.