‘Semeando Solidariedade’: Forças de Segurança se unem em evento que arrecadou 15 toneladas de alimentos 20/11/2023 - 17:03

Seis forças integrantes da Segurança Pública uniram esforços em um evento organizado pela Maçonaria com o objetivo de arrecadar doações para 25 entidades assistenciais. A ação ocorreu no último sábado (18), na Praça do Maçom, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

O evento intitulado Semeando Solidariedade é promovido por 21 lojas maçônicas e está na 4ª edição. Ele teve início devido à necessidade de auxiliar famílias afetadas direta ou indiretamente pela pandemia da Covid-19, conforme explicou um dos idealizadores, Antonio Moreni. “Neste ano, buscamos expandir. Ampliamos o número de entidades beneficiadas e convidamos empresas e organizações a se juntarem a nós neste evento, contando assim com todo o apoio de segurança de Cascavel”, afirmou.

Polícia Penal do Paraná (PPPR), Polícia Militar (PMPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PCPR), Exército Brasileiro (EB) e Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) apresentaram ao público parte de suas atividades, ferramentas, viaturas e equipamentos utilizados no cotidiano.

O presidente do Conselho de Segurança de Cascavel (Conseg), Mauri Barbosa, relatou que mais de 13 toneladas de alimentos foram arrecadadas e que o evento não apenas atingiu seu objetivo principal, mas também mostrou à sociedade a importância das forças de Segurança Pública. “Semear a solidariedade vai além da doação de alimentos; trata-se da aproximação das forças policiais com a sociedade, da integração, do conhecimento sobre o papel de cada uma delas e de como podem atuar”, destacou.

A Polícia Penal do Paraná, por meio da regional em Cascavel, apresentou ao público as tecnologias empregadas no combate ao crime, itens produzidos nas unidades prisionais e os produtos da linha pet feitos no Projeto Pipoca em colaboração com a Organização Não Governamental (ONG) Latidos do Bem.

“É fundamental que a sociedade compreenda que todas essas forças policiais trabalham em conjunto, tendo como único inimigo o crime. Cada uma delas atua de forma específica para garantir que a sociedade possa viver da melhor maneira possível”, explicou o coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, destacando que a integração das forças é essencial no combate ao crime.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, visitou todos os estandes do evento, elogiou a organização e ressaltou a importância da participação da comunidade cascavelense no auxílio ao próximo. “Temos uma cidade solidária, que sempre estende a mão para ajudar. Mas essa união das entidades e das forças de segurança é o que realmente faz a diferença”, concluiu.

Os alimentos arrecadados serão destinados, nos próximos dias, às 25 entidades assistenciais beneficiadas pelo evento.