Semiaberto de Londrina inaugura mais uma sala de aula e inicia novos cursos profissionalizantes 02/10/2015 - 17:46

O Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon), unidade de regime semiaberto do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), inaugurou mais uma sala de aula nesta semana. Em parceria com a comunidade local e com a mão de obra dos próprios detentos, o espaço escolar da unidade foi ampliado e agora poderá atender mais alunos.

Atualmente, a unidade mantém 210 presos em atividade de estudo, de um total de 273 custodiados. Eles estudam regularmente no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Professor Manoel Machado, que oferece ensino fundamental e médio, nas dependências da própria unidade.

Para a diretora do Ceebja, Ivoneide Parra, o novo espaço será fundamental na ampliação do atendimento educacional. “Contar com mais uma sala de aula é ter a certeza de que mais alunos poderão ser atendidos”, comemora.

O objetivo é fortalecer as iniciativas de reinserção social, segundo o diretor do Creslon, Reginaldo Peixoto. “O trabalho, a educação e a disciplina são poderosas ferramentas no processo de ressocialização, gerando sentimento de responsabilidade, evitando os efeitos do ócio e melhorando a autoestima e a dignidade humana” afirma.

O diretor diz ainda que é dever das unidades penais auxiliar nesse processo de formação do indivíduo. “Queremos formar e transformar nossos custodiados, ajudando-os a retomar seu lugar na sociedade como cidadãos produtivos e cumpridores de suas obrigações”.

O trabalho educacional desenvolvido já tem obtido resultados. Atualmente, sete detentos da unidade cursam o ensino superior em instituições de Londrina. Outros 13 presos já estão inscritos para o próximo vestibular. Desde o início das atividades do Creslon, em 2012, cerca de 20 estudantes já cursaram o ensino superior.

COMUNIDADE - A unidade desenvolve diversos projetos em parceria com a comunidade local. Esta é a segunda vez, por exemplo, que eles ajudam na doação de parte dos materiais que resultaram na construção de mais uma sala de aula para os detentos.

Para o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, que esteve presente na inauguração, o trabalho da direção da unidade em conjunto com a comunidade impressiona. “O Creslon tem um número impressionante nos índices de trabalho e estudo. É uma das unidades de semiaberto mais eficientes nessa questão de tratamento penal dispensado ao presos, digna, efetivamente de elogios das atividades lá desenvolvidas”, declara.

NOVOS CURSOS – Cerca de 80 presos já fizeram cursos profissionalizantes no Creslon. Para este último trimestre do ano serão iniciados três novos cursos: Eletricista, Hidráulica e Pedreiro, que irão contemplar 60 detentos. Além disso, através do Telecentro, serão quatro turmas para o curso de Informática, com previsão de início na primeira quinzena deste mês.

Estiveram presentes na inauguração da sala de aula o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura; o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) de Londrina, Katsujo Nakadomari; o promotor da VEP, Eduardo Diniz Neto; prefeitos da região, representantes do Senai e Sest/Senat, Pronatec e do Núcleo Regional de Educação.