Servidoras da Polícia Penal em Maringá participam de treinamento de defesa pessoal e tiro 20/03/2023 - 14:17

Desde o início do mês, a Polícia Penal do Paraná vem reunindo suas servidoras em uma série de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na região noroeste do Estado, a homenagem às mulheres da Polícia Penal aconteceu na última quarta-feira, 15, quando a coordenação regional e Espen, em Maringá, reuniu cerca de 50 servidoras no Clube 357, para um treinamento de condutas preventivas e defesa pessoal, conjugando, ao máximo, as potencialidades físicas, cognitivas e emocionais, neutralização de ameaças e outros pontos de interesse para quem trabalha em ambientes onde há necessidade de estar sempre alerta e com condições para se defender. No período da tarde, as policiais penais tiveram aulas de Fundamentos do Tiro.

À frente deste trabalho estavam duas policiais militares que são referências em suas áreas. Danny Arouca, integrante da Câmara Técnica de Defesa Pessoal da PM, atleta profissional, oito vezes campeã brasileira, pentacampeã sul-americana e bicampeã mundial de Jiu-Jitsu e a capitã Bruna Galli, da II Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (II Esfaep), com grande destaque nos quadros da Polícia Militar paranaense por ter sido a primeira mulher a assumir o comando do Pelotão de Choque do 4º BPM.

A abertura do evento contou com a presença do coordenador regional da Polícia Penal de Maringá, Júlio César Vicente Franco que é um entusiasta por atividades que melhoram o conhecimento e a capacidade das mulheres que desempenham as mais diversas funções no serviço penitenciário, como policiais penais, psicólogas, professoras, enfermeiras, assistentes sociais e outras.

Segundo ele, a instituição tem um olhar especial para suas servidoras e oferece essas atividades, como forma de reconhecer a importância de cada uma e facilitar o acesso a conhecimentos que possam ser úteis em suas atividades profissionais e na vida. Júlio agradeceu ainda as policiais Bruna Galli e Danny Arouca, que gentilmente vieram dar o curso.

Danny Arouca, diz que foi uma satisfação imensa contribuir com mulheres que trabalham com segurança pública e ajudar com técnicas de defesa pessoal. Ela salientou que foi uma manhã muito produtiva e que houve muito reciprocidade entre as participantes.
Já, Bruna Galli, que deu aulas teóricas e práticas de Fundamentos de Tiro destacou a importância do evento como forma de treinamento e aprendizado das policiais penais. “Foi uma tarde proveitosa que ajuda no trabalho das policiais e vai refletir de forma positiva no dia a dia delas no sistema penal” disse.