Servidoras da Polícia Penal são homenageadas em evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em Cascavel 09/03/2023 - 14:44

Mais de 50 servidoras da Polícia Penal do Paraná (PPPR), tiveram um dia diferente, na última sexta-feira (03), em um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, no Oeste do Estado.

Capacitação, integração e valorização pautaram as atividades organizadas pela Coordenação Regional da Polícia Penal em Cascavel com o apoio de diversas empresas e entidades parceiras.

O evento ocorreu na Chácara da Foto Clique Formaturas. O espaço foi cedido à Polícia Penal, por intermédio da Faculdade Univel, outra parceira da iniciativa.

O coordenador regional de Cascavel, Thiago Correia, explica a importância da ação em um meio predominantemente masculino.

“A mulher que trabalha no cárcere é mãe, irmã, amiga, companheira entre outras tantas funções. Para atuar no sistema penitenciário, sendo mulher, é sem dúvidas muito estressante, além de arriscado. Elas conseguem realizar todas as atividades com profissionalismo e ainda chegar em casa e cuidar da família”, afirma.

As servidoras foram recepcionadas com café da manhã, oferecido pelo Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná). Em seguida, assistiram à uma palestra sobre “O preconceito de gênero na Segurança Pública”. A capacitação foi ministrada pela advogada, professora e vereadora de Cascavel, Beth Leal.

“Normalmente se discute a discriminação de gênero em relação as encarceradas, porém hoje, trouxe a elas uma capacitação referente a essa discriminação sofrida pelas trabalhadoras do sistema penitenciário. Abordei temas e mostrei a elas como podem se proteger, se precaver e denunciar esses casos de abuso e violência”, completou.

Além das servidoras administrativas e operacionais da Polícia Penal, monitoras de ressocialização prisional, professoras que atuam nas unidades da regional e convidadas de outras instituições parceiras da PPPR, também contemplaram a ação.

Já durante o momento das atividades de integração as servidoras participaram de um curso de cuidados com a pele e maquiagem oferecido pelas consultoras da Mary Kay.

Há nove anos no sistema, Ana Lídia Maia, conta que deixou a família em Brasília para atuar na polícia, no Paraná. Missão superada a cada dia de trabalho.

“O principal desafio de atuar na área policial é o preconceito. As vezes as pessoas acham que as mulheres não possuem a capacidade, força e coragem, porém mostramos o contrário. Ações igual a está nos fazem sentir valorizadas na profissão”, afirma.

O almoço foi preparado por uma voluntária formada em gastronomia. As empresas parceiras da Polícia Penal contribuíram com os alimentos preparados. Já a churrasqueira ficou sob o comando de um policial penal da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro. Na variedade: carne bovina, suína e de ovelha.

A empresa Terra Mate forneceu o tererê, que ajudou na hidratação. Também teve karaokê, salada de frutas e sorvete disponibilizado pela Lovita de Cascavel.

Acadêmicos do curso de fotografia da Univel transformaram as servidoras em modelos a cada clique.

Para a policial Rosane Drun, além de superar desafios na profissão é preciso incentivar as meninas que sonham em atuar na segurança pública.

“Minha filha já fala que sonha em ser policial e eu incentivo ela a estudar e ocupar o espaço dela, que pode ser onde ela quiser estar e trabalhar”, completa.

Ao final do encontro, as mulheres participaram do sorteio de vários brindes, entre eles, voucher com vale tatuagem, ingressos de cinema, rodízios de pizza, vale compras, calçados entre outros.