Setembro Amarelo: Ação voltada aos custodiados é realizada em Penitenciária Industrial, em Cascavel 26/09/2023 - 17:56

Uma ação em alusão ao Setembro Amarelo foi realizada nesta terça-feira (26) na Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP), em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Mais de 250 pessoas privadas de liberdade (PPLs) participaram da atividade, que foi organizada pela equipe pedagógica do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Wilson Antônio Neduziak em parceria com a direção da unidade.

“Todas as nove regionais administrativas da Polícia Penal do Paraná (PPPR) estão realizando neste mês programas realizados a saúde mental de servidores e também do público carcerário. São ações de extrema importância e nosso corpo técnico tem o cuidado de manter estas ações durante todo o decorrer do ano, todavia no mês de setembro estes trabalhos são intensificados”, destaca o diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini.

O coordenador regional da Polícia Penal em Cascavel, Thiago Correia, explica a importância em debater a temática, principalmente dentro das unidades do sistema prisional. “Importante que a pessoa privada de liberdade saiba que a vida não termina na prisão. Este momento é apenas uma consequência dos atos do passado, um período que passará. Vale ressaltar também que nas unidades prisionais temos projetos e atendimentos voltados à saúde mental”, explicou.

Para o professor e psicólogo, Luiz Fernando Granetto, os cuidados com a saúde mental devem ser rotineiros, principalmente em períodos pós pandêmicos ou em especial para quem encontra-se recluso, privado de liberdade. “É uma população que está em um estado de vulnerabilidade um pouco maior e nós, de certa forma, trabalhamos a questão da liberdade dentro da saúde mental em um ambiente onde ele está privado da liberdade no âmbito físico”, finalizou.

Além da palestra voltada à saúde mental, as PPLs receberam uma comanda para solicitar, caso queiram, atendimento psicológico.

PROJETO CONTÍNUO – A Polícia Penal, por meio da coordenação regional de Cascavel, possui convênio com a Faculdade Assis Gurgacz, desde o ano de 2021, garantindo atendimento psicológico às pessoas privadas de liberdade custodiadas nas unidades prisionais da região.

Na PIMP-UP, os atendimentos ocorrem semanalmente e visam o acompanhamento das PPLs. Além de consultas individuais, trabalhos em grupos também são realizados com o objetivo de preparar o retorno das PPLs ao convívio social.