Sucesso no Tratamento Penal em Ponta Grossa rende obra literária 23/03/2023 - 11:30

Proporcionar a ressocialização dos custodiados da Polícia Penal do Paraná, é um dos pilares do trabalho da instituição. Sempre em busca de meios de possibilitar que a vida pós encarceramento do apenado, seja abundante em oportunidades para um recomeço, longe da vida do crime, a Polícia Penal, em parceria com outros órgãos e instituições, procura trazer qualificação profissional, ensino em vários níveis, atividades laborais entre outros. 

Muitos são os exemplos de sucesso a partir do desempenho da Polícia Penal em prol da reinserção social.

Em Ponta Grossa, no dia 22 março de 2023, aconteceu, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), o lançamento póstumo do livro “Magnata”, escrito por um ex custodiado da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG).

O livro conta como William entrou na vida do crime, tornou-se um dos maiores traficantes da cidade e as mazelas e prejuízos que sofreu em decorrência disso.

Através de uma das parcerias que a Polícia Penal estabelece com outras instituições, o apenado conheceu o projeto “Hospital de Livros”, setor de trabalho que, em parceria com o Projeto PEGAÍ, promovia a recuperação de livros, que eram, então, reencaminhados à sociedade.

Foi a partir desse contato com o mundo dos livros, que ele tomou a decisão de abandonar o submundo do crime, abraçando as oportunidades de reinserção social que o trabalho desempenhado nas unidades prisionais proporciona, e decidiu contar a própria história e, ainda dentro dos muros da PEPG, começou a escrever a sua obra.

Em 2018, ele ingressou na Unidade de Progressão de Ponta Grossa e, passou a desenvolver o trabalho e especialização em restauração de livros na Universidade Estadual de Ponta Grossa, uma das responsáveis pela realização do evento. William passou a ser conhecido na região dos Campos Gerais como um exemplo das possibilidades e alcances da ressocialização, proporcionada dentro do Sistema Penitenciário.

O “Magnata” foi publicado digitalmente pela Editora Texto e Contexto em 2021, contando com prefácio e apresentação do juiz federal Antônio Cézar Boechenek, do advogado e chefe de gabinete da reitoria da UEPG Rauli Gross Junior e do diretor-adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini. O evento de lançamento do livro impresso conta, ainda, com a parceria do Conselho da Comunidade da Comarca de Ponta Grossa.