Tecpar apresenta soluções tecnológicas para atender demandas da Polícia Penal do Paraná 02/06/2023 - 15:56

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, esteve reunido ontem com o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, para apresentar as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo instituto que podem atender as demandas da instituição. Eles também trataram da assinatura de um termo de cooperação para formalizar uma futura parceria. 

Entre as propostas apresentadas pelo Tecpar estão a certificação de produtos e o apoio para projetos de construção sustentável.  Kloss também falou sobre a experiência do Tecpar no uso da ferramenta de BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção, em português). O Tecpar é primeira instituição do Estado a usar a ferramenta para a execução de uma planta complexa. 

“Estas são apenas algumas das soluções que o Tecpar coloca à disposição para apoiar a Polícia Penal do Paraná na prestação de serviços à população paranaense. Como laboratório público, o Tecpar está a serviço da sociedade e esperamos que esta parceria renda muitos frutos”, afirmou Kloss. 

SEGURANÇA – Outra solução apresentada na reunião foi a plataforma para gestão de cidades inteligentes desenvolvida por uma empresa incubada no Tecpar, a Metropolys. A plataforma integra a instalação de câmeras de monitoramento com inteligência artificial em pontos estratégicos da cidade com outros dispositivos inteligentes, e o uso de plataformas de integração e gestão de cidades. A Metropolys é acompanhada pela Incubadora Tecnológica do Tecpar há pouco mais de dois anos. 

FERRAMENTA BIM – O BIM é uma metodologia que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos, para garantir mais assertividade na execução de obras ao simular diferentes soluções e corrigir possíveis erros.

A modelagem colabora para sustentabilidade através de análises de eficiência, impactos técnicos e financeiros, assim como permite a comunicação através de ferramentas tecnológicas utilizadas pelos setores envolvidos com arquitetura, engenharia e construção.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o diretor adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luiz Junior, o gerente do Centro de Tecnologia de Materiais, Wellington Vecchiato, e o analista de desenvolvimento tecnológico no Tecpar, Fabio Schvenger. (Tecpar)

 

Fonte: Maringá News

GALERIA DE IMAGENS