Unidades prisionais de Londrina iniciam Semana Cultural 23/08/2023 - 08:58

Nesta semana, ocorre a Semana Cultural nas unidades prisionais do município de Londrina, desenvolvida pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Manoel Machado. “A vida sob o olhar da coragem” será a temática abordada de forma multidisciplinar nesta 11ª edição.

A programação é extensa e envolve palestras, filmes, lançamento de livro, rodas de conversa, oficinas, expressões artísticas, exposições e até instruções de saúde. As atividades estão sendo desenvolvidas na Cadeia Pública Feminina de Londrina, no Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON), na Casa de Custódia de Londrina (CCL) e nas Penitenciárias Estaduais de Londrina I, II e III.

“A semana cultural é importante porque através das atividades faz com que as pessoas que estão ali enxerguem novas oportunidades e abram suas visões para mais reflexões e mudanças de comportamento, influenciando positivamente no trabalho de ressocialização da pessoa privada de liberdade que a Polícia Penal desempenha”, comenta o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado.

Iniciando as atividades da semana cultural, a juíza de direito da Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei, Dra Claudia Catafesta, ministrou uma palestra explicando alguns conteúdos de seu livro “O direito de voz de adolescentes”, no qual descreve a alteração de procedimentos na realização das audiências junto aos adolescentes, dando-lhes voz e atendimento mais individualizado e humanitário: “A vida não deve se resumir à decisão judicial. Para dar um novo significado à vida, a educação é um caminho facilitador”, ressalta.

O coordenador regional de Londrina da PPPR, Reginaldo Peixoto, destacou durante a abertura o desenvolvimento dos incentivos voltados às mulheres privadas de liberdade na região por meio do trabalho conjunto entre a Vara de Execução Penal, o CEEBJA, a PPPR e o Conselho da Comunidade.

“O evento desta semana vem falar não só de educação, mas de um conceito geral de respeito em uma unidade [Cadeia Pública Feminina de Londrina] que possui quase 100% da população implantada em setor de trabalho, de estudo ou de curso de capacitação”, ressaltou.

A diretora do CEEBJA Manoel Machado, Ivoneide Parra, explicou que a temática da semana cultural será ainda trabalhada pelos professores ao longo do ano e levantou o questionamento para que as pessoas privadas de liberdade reflitam o que a educação pode trazer e acrescentar na existência de cada indivíduo.