Veículo novo e equipamentos são entregues ao Programa Mãos Amigas na cidade de Campo Mourão 20/10/2025 - 12:40

Na última sexta-feira (17), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou da entrega de uma van de nove lugares e de equipamentos destinados a reforçar as ações do Programa Mãos Amigas nas escolas estaduais da região. A cerimônia contou com representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

O Programa Mãos Amigas completa, neste ano, 13 anos de atuação. Ele é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da PPPR, do Fundepar e do Paraneducação. O projeto tem por finalidade promover a reinserção social de pessoas privadas de liberdade por meio da prestação de serviços de manutenção, conservação e reparos em unidades escolares da rede estadual do Paraná. O programa alia reintegração social à valorização dos espaços públicos, beneficiando tanto as escolas quanto os participantes, que desenvolvem habilidades, responsabilidade e senso de pertencimento social.

O coordenador da Regional Administrativa da PPPR em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis, destacou que “além do impacto social, o Programa Mãos Amigas contribui para economia de recursos públicos, reduzindo em média 50% os custos de manutenção e reparos nas escolas estaduais. O fortalecimento dessa cooperação entre educação e segurança pública reafirma o compromisso da Polícia Penal em oferecer condições para reinserção de pessoas privadas de liberdade ao meio social”, disse.

Para o diretor da Penitenciária Estadual de Campo Mourão, Fabiano Gustavo de Castro: “o projeto representa uma iniciativa consolidada e de grande impacto humano, sendo um instrumento de transformação, no qual os apenados têm a oportunidade de aprender uma profissão, resgatar valores e contribuir de forma concreta para a melhoria dos espaços educacionais. É uma ação que beneficia a sociedade e, ao mesmo tempo, devolve dignidade e propósito a quem participa”, explicou.

O Paraneducação é responsável pela aquisição dos insumos, equipamentos e veículos utilizados nas ações, além da gestão da ajuda de custo concedida aos participantes, equivalente a 75% do salário-mínimo e da operacionalização do pagamento.

“Para nós, é uma grande satisfação realizar a entrega deste veículo, máquinas, ferramentas, equipamentos de proteção individual e uniformes para o NRE de Campo Mourão. Com isso, garantimos a expansão do Programa Mãos Amigas para mais uma regional, oferecendo aos nossos diretores serviços de mão de obra prisional na prestação de serviços de manutenção e promovendo a reinserção social de pessoas privadas de liberdade através do trabalho”, disse o chefe da Divisão de Programas e Projetos Especiais do Fundepar e gerente estadual do Programa Mãos Amigas, Claus Giovani Andrade Marchiori.

“O Programa Mãos Amigas, que utiliza a mão de obra de apenados com bom comportamento na execução de reparos e melhorias nas escolas estaduais da região, tem se mostrado de grande valia para toda a comunidade escolar. A iniciativa promove a reintegração social destes custodiados, oferecendo a eles uma oportunidade de trabalho digno e também beneficia diretamente as instituições de ensino, que recebem serviços de qualidade e fortalecem a parceria entre o sistema prisional e a educação pública”, explicou a chefe do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, Ivete Keiko.

O programa também possibilita a remição de pena pelo trabalho, conforme a Lei de Execução Penal, na qual a cada três dias trabalhos o custodiado tem um dia a menos da pena.

GALERIA DE IMAGENS

  • Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná