Visita técnica ao Complexo Médico Penal marca nova etapa na reestruturação da saúde prisional 13/08/2025 - 12:19

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) recebeu, nesta terça (12) e quarta-feira (13), a visita de representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e profissionais aprovados em concurso público da Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP) ao Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A agenda teve como foco a ambientação de mais de 220 profissionais, que deverão ser contratados para atuação na unidade prisional especializada.

Os novos servidores são oriundos de diversas áreas da saúde e assistência, como técnico de enfermagem, medicina, psicologia, assistência social, terapia ocupacional, nutrição, entre outras. Ao todo, serão contratados 132 profissionais concursados, que substituirão aqueles que hoje atuam no CMP por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

A iniciativa integra o processo de reestruturação da unidade, que tem como prioridade o fortalecimento da equipe técnica e a qualificação do atendimento às pessoas privadas de liberdade. O CMP é referência no atendimento de custodiados com necessidades específicas de saúde no sistema prisional paranaense.

Durante a visita, os candidatos conheceram as instalações da unidade e puderam compreender melhor a dinâmica de trabalho no contexto prisional. Além dos convocados pelo concurso da SEAP de 2024, o CMP aguarda a finalização da etapa de investigação social de 14 profissionais de enfermagem aprovados no concurso público da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJU), realizado ainda em 2020.

“O Complexo Médico Penal é uma unidade com demandas muito específicas, e contar com equipes técnicas permanentes, formadas por servidores efetivos, fortalece a continuidade e a qualidade dos atendimentos”, destacou a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre.

Para o diretor do Complexo Médico Penal, Renê Fernandes, a chegada dos novos servidores representa um avanço estratégico na gestão da unidade. “Para o CMP, estas contratações serão de grande valor, pois a unidade vem passando por reestruturação, buscando novas soluções para que a saúde das pessoas privadas de liberdade seja promovida da forma mais econômica e mais eficiente possível”, destacou.

A qualificação contínua do atendimento prestado no sistema prisional, com foco na promoção da dignidade, da saúde e da reintegração social dos custodiados, figuram entre os objetivos da Polícia Penal do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS

  • Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná